Aula 2 de Teoria da Comunicação: Teoria Empírica de Campo

sourooond


Por Romero Cavalcanti

A mídia na constante formação dos líderes de opinião. Sua capacidade de influência sobre o público é completamente ligada a influência geral das relações sociais. Paul Lazarsfeld iniciou sua percepção, estabelecendo três diferentes segmentos para se concluir a presença e significância de determinado programa. Primeiro, ele avaliava o seu conteúdo, seja ele musical ou político. Em seguida as características dos ouvintes, desde idade a preferência política, e por fim, a satisfação que o mesmo passa a sociedade, ou aos grupos que o mesmo se referia. É este método, denominado pelo mesmo de Teoria Empírica de Campo.

Paul

    Paul Lazarsfeld

O princípio desta teoria, dá-se ao surgimento do consumismo jovem, que, por vias de fato, é impossível manter uma classificação fixa, um gosto fixo ou categoria.

Por coincidência, um ano após o nascimento de Paul nasce no mesmo dia Harold Lasswell. Cientista político e teórico da comunicação, Lasswell, após avaliações dos efeitos da mídia nas duas primeiras guerras mundiais motivacionando a população estadunidense, edifica duas teorias do poder das mídias de massa.

Veja no quadro abaixo:

auau

Tendo em foco novamente os líderes de opinião, recebemos desde o dia que nascemos uma carga muito grande de influência por todos os lados. A família é a primeira delas, onde geralmente é o berço da moral, ou seja, “sua moral depende estreitamente dos ensinamentos familiares” até certa idade. A igreja, que deposita uma confiança interna e externa na sociedade, como os padres e pastores passam confiança e segurança nas suas palavras, trazendo em si, a “verdade”, sendo ela crua ou modificada em situações da mesma. Os partidos políticos, envolvidos em mostrar a sociedade os problemas, apontando os erros e os supostos “corretores” a resolver estes problemas. E claro, alguns líderes de opinião da própria mídia, que possuem grande respeito e status na vida comum e influenciam desde o suco que tomamos até o corte de cabelo de usamos, por serem populares. Atingir um líder de opinião p/envolver mais a sociedade.

PROCESSOS

A influência das mídias de massa na trilha de Pitty – Admirável Chip Novo

Aula ministrada no dia 25 de fevereiro de 2013.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s