Aula 3 de Teoria de Comunicação: Mídia em Pernambuco

FOTO XANDAO

        Por Alexandre Batista

        Após tudo o que foi argumentado nas aulas anteriores sobre a teoria hipodérmica e a sociedade de massa, estudamos nesta aula um pouco mais sobre a relação da mídia com a sociedade de modo local, que atinge a nós que vivemos na Região Metropolitana do Recife.

O objeto da argumentação foi sobre o papel desempenhado pelas grandes empresas de comunicação, onde Recife se destaca. As principais são:

Sistema Jornal do Commercio de Comunicação; Grupo JCPM, Jornal do Commercio, TV Jornal, Rádio Jornal PE, Rádio CBN, JC Online, NE10

O Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, pertence ao empresário João Carlos Paes Mendonça. Compõem o grupo o Jornal do Commercio, a TV Jornal, as rádios Jornal e JC/CBN além do Portal NE 10.

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João Carlos Paes Mendonça

Paes Mendonça também é proprietário do Grupo JCPM e é sócio acionista de diversos centros comerciais em diversas regiões do país. Aqui em Recife se destacam: Shopping RioMar; Shopping Tacaruna; Shopping Recife; Plaza Shopping; Shopping Guararapes

Também já foi dono do mercado e super mercado Bom Preço e Hiper Bompreço.

Os Diários Associados, também conhecidos como Condomínio Acionário dos Diários e Emissoras Associados, ou simplesmente D.A, são o terceiro maior conglomerado de empresas de mídia do Brasil. Fundado em 1924 por Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Melo, mais conhecido como Assis Chateaubriand.

Atualmemente, o grupo conta com 50 veículos de comunicação: 13 jornais, 05 revistas, 11 rádios, 09 emissores de televisão, 04 portais, 01 fundação, 07 outras empresas.

Em Pernambuco o Grupo é composto pelo Diário de Pernambuco que é o jornal mais antigo em circulação na América Latina, o Aqui PE, a TV Clube e as Rádios Clube AM, que é a mais antiga emissora de rádio do Brasil e Clube FM, além do portal Pernambuco.com.

              

A Editora Folha de Pernambuco é composta pelo Jornal Folha de Pernambuco, o Portal Folhape.com.br e a Rádio Folha 96,7 FM. O sistema é parte integrante do Grupo EQM, com atuação no setor sucroalcooleiro, de energia e de comunicação, presente nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Fundado em 03 de abril de 1998, pelo empresário Eduardo de Queiroz Monteiro.

GRUPO JOÃO SANTOS

O Grupo industrial João Santos foi fundado em 1935 pelo economista João Pereira dos Santos, é produtor do Cimento Nassau, e considerado um dos três mais importantes conglomerados da Região Nordeste. Além do ramo da construção, o grupo atua ainda no mercado sucroalcoleiro com a Usina Santa Tereza, na fabricação de Papel e Celulose com a Cepasa, no setor de Táxi aéreo com a Weston e no setor de Comunicação, nos estados de Pernambuco e Espirito Santo, com a TV e Rádio Tribuna e no Estado Capixaba, com o Jornal A Tribuna e o Portal redetribuna.com

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A Rede Globo Nordeste, Pertence às Organizações Globo. Foi fundada no dia 22 de abril de 1972. Retransmite a programação nacional da Rede Globo para a cidade do Recife, Região Metropolitana, litoral e Fernando de Nornha, além de produzir programas regionais. É atualmente líder de audiência no estado, nas 24 horas diárias.

A Globo Nordeste funciona como “cabeça de rede” na Região Nordeste. Possui como afiliadas no estado a TV Asa Branca, em Caruaru, a TV Grande Rio na cidade de Petrolina e em Fernando de Noronha a Tv Golfinho.

O principal argumento desta aula, foi que estas empresas nos fornecem as principais informações sobre o nosso cotidiano e que muitas dessas informações podem ser manipuladas ou omitidas por existir um acordo para que não se prejudiquem umas as outras.

Um exemplo é o caso do jornalista e escritor Cícero Belmar que foi demitido do Jornal do Commercio por ter autorizado a publicação de uma matéria da Agência Globo, sobre o trabalho escravo em usina do Mato Grosso pertecente ao proprietário da Folha de Pernambuco, Eduardo de Queiroz Monteiro.

Além disso, existe o fato de que boa parte do faturamento dessas empresas tem origem em publicidade. E não é interessante aos seus anunciantes, notícias que vão de encontro aos seus interesses. Um exemplo bem claro, é a relação dos meios de comunicação com o poder público seja na esfera federal, estadual ou municipal. Dificilmente veremos ou assistiremos uma notícia prejudicando o governo se o mesmo patrocina determinado programa ou anuncia em determinado jornal. A mesma coisa acontece com empresas do mesmo grupo empresarial. É muito pouco provável que vejamos uma matéria, por exemplo, do Jornal do Commercio que prejudique o Rio Mar Shopping.

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