Aula de Teoria de Comunicação: Cibercultura

asssss

Por Alonso Veríssimo

A cibercultura encontra sua face no computador, nas requisições e possibilidades ele esta focado na informação e no conhecimento, quando ligadas as redes digitais. O computador permite que pessoas troquem todo tipo de mensagens entre indivíduos ou no interior de grupos, participem de conferências eletrônicas milhares de termos diferentes, e tenha acesso a todo tipo de informação pública contida na rede, construindo assim então uma imensa enciclopédia viva.
Com essa mediação por computadores e a popularização da internet nas massas, houve o fim do polo emissor, ou seja, pessoas deixaram de lado opiniões de mídias de massa como tv, rádio e jornal. E começaram a escolher o que assistir/escutar e ir atrás de opiniões de outros, por exemplo: até o final dos anos 90 descobrir uma banda só era possível se ela tocasse nas rádios ou passasse na tv hoje em dia você pode conhecer uma banda na tela do seu computador vendo comentários, vídeos, músicas e etc.

asssss2
Outro fenômeno que ocorreu com o mega crescimento da cibercultura foi a desfragmentação do formato de opinião, ou seja, não existe só uma pessoa que sabe sobre algo que seja do nosso interesse e sim milhares. De uma forma geral no mundo atual, devido a facilidade de acesso aos diversos meios de comunicação através de entrevistas, reportagens, noticiário, artigos, blogues, comunidades sociais, etc., todas as pessoas podem colaborar em algum momento para a formação da opinião de outras pessoas.
Um simples vídeo colocado por um desconhecido no YouTube pode atingir milhões de pessoas e modificar a opinião delas sobre determinado assunto.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s