A comunicação via Computador – Do surgimento aos dias atuais

superconexao

Por: Victor Mariano

A Internet surgiu no início dos anos 60 nos primeiros anos da Guerra Fria, a ideia era de criar um tipo de mecanismo como fonte de comunicação para evitar ataques russos, americanos queriam um sistema onde pudessem guardar todos os seus documentos, para que caso ocorresse um ataque, esses não fossem perdidos. Na década de 70 as tensões entre os dois blocos (URSS & E.U.A) havia diminuído, mas como o desenvolvimento desse tipo de ferramenta era mais livre nos E.U.A, interessados na área passaram a estudar e aperfeiçoar mais ainda o que hoje pode ser considerada a internet. motivados, principalmente, por difusão de informação.

Mas como funciona a Internet? O que é I.P? O I.P (Protocolo de Internet) é o que permite que o tráfego de informações seja encaminhado de uma rede para a outra. Com o passar dos tempos a empresa Netscape (Famoso navegador no início da Internet) modernizou ao criar o protocolo HTTPS(HyperText Transfer Protocol Secure), possibilitando o envio de dados criptografados para transações comerciais na internet.

Nos dias atuais a Internet fez com que nós, usuários, nos tornasse cada vez mais dependentes do seu uso, permitindo com que quebremos barreiras seja ela de distância ou até o fator de nos tornamos emissor de tudo aquilo que fazemos. Pudemos gozar do uso do Email para namorarmos a distância, por exemplo, fazendo com que o uso de telegramas pelos correios fosse esquecido. Além disso, o download foi a ferramenta com um poder enorme, se tratando em relação a comodidade, facilidade. Se antes esperávamos para aquela tal sonhada Segunda-Feira para assistir ao filme ”Inédito” na Globo, hoje com uma boa conexão você ”Baixa” o filme que quiser, e assiste a hora que quer, podendo pausar, continuar, ou até mesmo vê-lo quantas vezes quiser.

Mas o que tudo isso atingiu nos veículos de comunicação? Qual a importância desses recursos para ela? E, Claro, para nós usuários? Acontece que… com o fator da internet em alta, os meios de comunicação passaram a investir mais em sites de notícias com tags para diversos assuntos, para atingir um certo tipo de demanda. Ou seja: Se eu amo cinema, eu posso ler apenas sobre cinema nesses sites. Se tornou mais específico. Por outro lado os costumes de ler jornal(papel) foram diminuindo, a internet deu um patamar, um acesso maior. O usuário passou a ser emissor de opinião, como é o exemplo desse autor que está escrevendo esse texto nesse momento, eu emito o meu pensamento em relação a um assunto e lanço na rede onde todos podem ler.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s